Responsive image

Imitar movimentos pode ajudar pacientes com Alzheimer

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Memória / Alzheimer

Publicado: 7 de agosto de 2016 | Atualizado: 26 de dezembro de 2016

A doença de Alzheimer é a sexta maior causa de morte nos EUA, de acordo com a Associação de Alzheimer. Não há cura e não há maneira de retardar ou prevenir a doença. Mas os pacientes ainda podem se beneficiar da reabilitação física e cognitiva disponível hoje, e os pesquisadores estão aprendendo que o mimetismo pode ser uma ferramenta útil para ajudá-los a recuperar habilidades perdidas.

Doentes de Alzheimer ainda são capazes de voluntariamente imitar o movimento de um objeto, assim como o de um ser humano. Se essa capacidade ainda está em vigor, o paciente pode reaprender a executar ações que se tornaram difíceis devido à doença.

Um estudo recente mostrou que pacientes com Alzheimer ainda podem imitar um gesto simples de um humano ou de um objeto se movendo, na tela do computador, o que sugere que tais exercícios podem complementar as estratégias terapêuticas atuais. Os resultados foram publicados no Frontiers in Aging Neuroscience.

Copiar o que alguém está fazendo é um bloco básico de construção social que ajuda as pessoas a aprenderem e interagirem com os outros. Ao replicar ações de sua mãe, um bebê aprende como se relacionar com as pessoas.

É o mesmo princípio quando um estudante de tênis aprende com seu treinador a executar uma jogada. Os resultados sugerem que a imitação pode ser usada durante a reabilitação dos pacientes de Alzheimer.

No início, não estava claro se esta função cerebral continuaria a funcionar uma vez que a doença tinha começado a produzir os seus efeitos. O Alzheimer tem uma maneira peculiar de devastar algumas funções cerebrais, deixando outras intactas.

O estudo mostrou que, pelo menos nos estágios leves da doença, os pacientes de Alzheimer ainda retêm a capacidade de imitar. Eles também descobriram que os pacientes que tiveram um melhor desempenho ao imitar gestos humanos que ações do computador.

“Por causa do Alzheimer, partes do cérebro que coordenam a função motora e cognitiva são afetadas. Tratamentos comportamentais são importantes para os pacientes em conjunto com os tratamentos farmacêuticos. Ao fornecer uma visão sobre a capacidade contínua dos pacientes para imitar ações simples, os resultados  do estudo ajudam a orientar as melhores estratégias para a reabilitação dos pacientes no futuro”, afirma o  neurologista, Willian Rezende do Carmo, CRM-SP 160.140.

Compartilhe:


Memória / Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável e progressiva. A maioria das vítimas são pessoas idosas. A doença apresenta sintomas como perda de funções executivas e cognitivas (como a memória), causada pela morte de células cerebrais. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas existentes, retardando a evolução da doença. Os tratamentos indicados são divididos em farmacológicos e os não-farmacológicos.

Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 17/07/2024