Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Dores nos Ombros – Principais Causas

Categorias: Conteúdos




Dores nos Ombros – Principais Causas

Publicado: 10/11/20 | Atualizado: novembro 25, 2020

As dores nos ombros são uma das dores existentes mais comuns, podendo assim ter uma infinidade de causas. Os ombros são a única ligação entre os braços e o restante do corpo, sem essa área não seria possível utilizar nossas mãos e é basicamente o que mais utilizamos no nosso dia a dia, utilizando-as para conversar normalmente com outras pessoas (pois acabamos usando muitos gestos para isto), nos alimentar, tocar nas outras pessoas ou em objetos, etc. E olhando para a anatomia do corpo, olhando para os ossos das articulações  dos ombros, percebemos que existe pouca área de contato entre esses ossos, principalmente o dos braços, com o restante do corpo.

Dores Nos Ombros - Principais Causas

Dores nos ombros – Então o que faz com que haja essa total conexão dos braços com o restante do corpo são basicamente os músculos. No corpo temos uma infinidade de músculos, existindo músculos mais profundos e outros mais superficiais, com isso é importante ressaltar que quanto menos esses músculos forem fortificados, fortalecidos, haverá uma grande instabilidade no ombro, ou seja, os ossos e as articulações, dali presentes não seja tão perfeita. Com tudo isso acabamos por esquecer que, apesar de movimentarmos mais os braços e as mãos, quem vai fazer com que tudo isso seja realizável serão as articulações dos ombros. Por este motivo é importante fazer o fortalecimento muscular desse órgão é tão importante.

Principais causas das Dores nos Ombros 

Dores nos ombrosAs dores nos ombros podem existir quando haver uma fraqueza dessa musculatura, um dos principais problemas, como já foi citado, é com relação a instabilidade. Então quando você não tem uma musculatura bem fortalecida, não tem uma postura bem definida e correta, vai acabar fazendo com que os tendões e músculos dessa região fiquem machucados ou até mesmo frágeis. Então a conclusão que pode-se tirar é que, qualquer instabilidade vai favorecer que músculos e tendões possam ficar inflamados, ficando danificados. Portanto pequenos traumas irão acumulando-se ao longo do tempo, até um ponto que pode haver até uma ruptura dos tendões. Outro órgão que existe no ombro são as bursas (“saquinhos” que fazem a separação dos tendões e articulações, fazendo com que haja uma uma melhor mobilidade do ombro).

 

Então dá pra concluir que a principal motivo da dor no ombro, olhando pela própria anatomia em sua disposição, é muita das vezes a fraqueza dessa musculatura, que podem ser causada pelas doenças relacionadas principalmente aos tendões e as bursa, causando assim tendinites e bursites dos ombros. Além disso é possível ter outras doenças, como as chamadas doenças inflamatória primárias (possibilidade do corpo depositar pequenos cristais tanto nas articulações quanto, por exemplo, nos tendões e bursas, no que pode ser chamado de partes moles que é o tecido todo que faz a composição, não só da parte articular, mas que também que facilita os movimentos dos ombros).

 

Outra das causas, que é importante ser citada, são chamadas de artrites ou artropatias inflamatórias. As principais artropatias inflamatórias são: a artrite reumatóide espondiloartrite. Quando há uma inflamação por coisa dessas doenças, há a possibilidade de uma rápida destruição dessas articulações, por isso acaba sendo muito importante fazer o diagnóstico de forma adequada desde o início, para que já seja começado o tratamento. Muita das vezes que o diagnóstico demora um pouco pra poder ser feito, a articulação dos ombros acaba por ficar bastante desgastada, dificultando para que o tratamento seja feito.

 

Dores nos ombros

Mais uma das causas é a polimialgia reumática, essa doença geralmente acontece com um grupo de pessoas com a característica de terem a idade acima dos 50 anos, principalmente em pessoas mais brancas, as chamadas caucasianas. Isso ocorre mais por ser uma predisposição hereditária, por consequência na genética essas pessoas têm mais facilidade de desenvolver essa doença. Ela é basicamente uma inflamação das bursas, causando bursite nos ombros, que também pode causar inflamação nos quadris, sendo assim a mesma está associada, na maioria das vezes, com a inflamação dos vasos sanguíneos, chamados de vasculites. Nesses casos acaba sendo um pouco mais grave, com isso devem ser tratados de forma mais rápida.

 

Depois que há todo esse desgaste das articulações, tendões, bursas, etc (descrito nas outras doenças), isso vai fazer com que haja osteoartrite, que é basicamente a diminuição ou a ausência da cartilagem nas articulações, principalmente a articulação chamada de glenoumeral, da “escápula” do ombro com o osso chamado de úmero. Logo vai fazer com que haja uma dificuldade do deslizamento dessa articulação, diminuindo a possibilidade de realizar movimentos de forma ativa, sendo limitado.

É pouco comum que isso aconteça, já que não existe tanto impacto nessa região, sendo assim tendo pouco atrito diferentemente da relação de atrito do joelho ou até mesmo do quadril. Dores nos ombros.

Dores nos ombros

 

Quando procurar um reumatologista ou um ortopedista?

Caso não haja um trauma (um acidente que possa ter machucado ou teve um deslocamento), a maioria das causas dessas dores no ombro não têm uma indicação primária cirúrgica, ou seja, fazendo uma avaliação não é preciso operar de imediato, porque a operação não vai estar necessariamente resolvendo o problema, sendo assim o reumatologista às vezes começa o tratamento de forma clínica. Contudo caso a pessoa tenha sofrido um trauma precisaria de uma avaliação para ver se a operação seria ou não necessária, por conta dos riscos de fratura, ruptura de ligamentos, instabilidade dessas articulações.

 

Não espere a dor se tornar muito frequente para buscar atendimento médico. Procure um especialista e evite a automedicação.

Baseado no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bcLScNvWuec

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Compartilhar:


Agende sua Consulta!




Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 22/11/2020