Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Dor nos olhos e suas causas

Categorias: Conteúdos




Dor nos olhos e suas causas

Publicado: 11/11/20 | Atualizado: novembro 11, 2020

Anotomia Do Olho

A dor nos olhos é tudo que envolve a dor na região da órbita do globo ocular, pálpebras, fundos dos olhos e todas as estruturas presentes. Isso pode ter inúmeras causas. Para relembrar o olho está contido na chamada órbita ocular. Que é um buraco no crânio, estando ali presente o globo ocular. A dor nos olhos é dividida em globo ocular, dor do nervo óptico, dor da órbita ocular, dores funcionais (relacionadas a função de estruturas do olho) e a dor referida.

Tipos de dor

Dor do globo ocular

Essa dor no olho que está localizado na “bola” do olho. Nessa região a causa da dor pode ser glaucoma, medicamentos que fechem a drenagem do líquido fazendo com que aumente a pressão do globo ocular. Além dessas pode ser traumatismo do próprio olho (ficar esfregando em excesso, por exemplo). O globo ocular tem uma pressão por conta do líquido, se essa pressão aumentar vai distender o olho gerando essa dor no olho.

UveiteOutra possível causa é uma uveíte. A uveíte é a parte de trás do olho, essincômodo no globo ocular pode ser por conta da inflamação dessa região de trás. Essa inflamação pode ser por conta de causas infecciosas ou outras causas mais comuns.

O globo ocular pode ter hemorragias intra oculares, vazando sangue dentro do olho. Sendo isso uma das possíveis causas também. Isso ocorre tanto por hipertensão arterial, obstrução de retorno venoso (o sangue não volta), por traumatismo e até mesmo por uso de anticoagulantes.
Mais uma possível causa de dor é a falta de sangue no olho. Isso pode ocorrer pelo trombo intra arterial, obstruindo a veia que leva o sangue, ou até mesmo uma vasculite. A vasculite inflama as artérias não deixando que passe o sangue corretamente. Ou até mesmo pode ser por tumores nos fundos dos olhos.

Vasculite

Dor do nervo óptico

O nervo óptico é a “fiação” que sai da parte de trás do olho e leva as informações para o cérebro, para que o mesmo forme as imagens. Composto principalmente pelos neurônios, artérias e veias.

Uma das causas para dor dessa região é a isquemia do nervo óptico. Essa isquemia pode ser causada por uma obstrução da artéria por um erro ou mais comumente por neurite óptica isquêmica aguda (nóia). A neurite é uma doença autoimune que causa vasculite causando uma inflamação da artéria do nervo óptico e da artéria oftálmica. Essa doença que se trata com corticoide melhorando absurdamente. 

Dor No Olho

A própria inflamação do nervo óptico, não sendo da parte vascular e sim da parte do próprio nervo que está sendo atacado pelo sistema imune. Quando o nervo é afetado os neurônios ficam inflamado, perdendo a mielina. Sendo assim não possível fazer a sinalização corretamente, isso é muito comum em doenças como esclerose múltipla. Doenças inflamatórias são tratadas com medicamentos anti-inflamatórios potentes e posteriormente medicamentos para a doença em específico.

Outra possibilidade de se sentir algo nessa região é causada pela compressão do nervo óptico. Por exemplo tumores de estruturas que passam ao redor do nervo, e consequentemente estão comprimindo o mesmo. Essa compressão vai gerar dores e junto pode fazer com que o nervo perca a função também.

 

Órbita

Dor no olhoDentro da órbita existem várias estruturas que a pessoa possa sentir dor como: a própria gordura, os músculos, os ligamentos e os ossos. A pessoa com esse incômodo na região da órbita sente esse incômodo olhando para qualquer lugar, não precisando ser uma virada extrema quanto a do nervo. Com isso a pessoa não sente a dor na órbita e sim no fundo do olho.

A pessoa pode ter o olho saltado para fora por conta da inflamação das estrutura da parte de trás do olho. Com isso acabam empurrando a órbita um pouco para frente. Uma das principais causas para essa dor é a inflamação da órbita em si, podendo ser como por exemplo o pseudotumor orbital.
Outra causa pode ser uma miosite orbital onde os músculos do olho podem ficar inflamados gerando dor e também pode empurrar para  fora. Existem várias causas das miosites, como doenças autoimunes, doenças metabólicas e doenças sistêmicas. Pode ter doença das glândulas lacrimais também. Mais uma causa de dor na órbita por inflamação é a dor retrobulbar difusa e uma dor apical.

Uma das mais comuns causas são as infecções orbitais, como celulite orbital, tuberculose, mucormicose e a aspergilose

 

Funcional

As dores funcionais estão relacionadas ao funcionamento inadequado das estruturas existentes, ou seja, não funcionar corretamente. Essa dor é sentida tipicamente periocular (ao redor do olho) podendo até mesmo que a pálpebra fique inchada. Isso ocorre porque está tendo uma ativação do nervo do trigêmeo, no entanto uma ativação autonômica. Aquela região está ficando inflamada por uma disfunção do nervo. Acontecendo muito comumente em enxaquecas, cefaleia em salvas e cefaleias trigêmeo autonômicas.

Dor no olho

Referida

A dor referida, ou miofascial, é quando não tem nada na região do olho que esteja afetando a dor, não tendo nada no olho, porém a dor se encontra no olho. Sendo a mais comum no fundo dos olhos, tendo de baixa moderada intensidade, não tem relação com a mobilidade ocular e etc. Isso acaba piorando com o estresse e o frio e acaba melhorando com o calor. Esse é o tipo de dor intermitente, ou seja, vai e vem o tempo todo.

Não espere a insegurança se tornar muito frequente para buscar atendimento médico. Procure um especialista.

Autor: Dr. Willian Rezende

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 22/11/2020