Responsive image

Depressão é um fardo para familiares cuidadores de Alzheimer

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Emoções, Memória / Alzheimer

Publicado: 19 de junho de 2016 | Atualizado: 15 de dezembro de 2016

Cuidar de  um doente com Alzheimer é especialmente pesado para cônjuges e familiares que no momento do diagnóstico de Alzheimer do seu ente querido sofrem de depressão, de acordo com um estudo recente.

Os pesquisadores analisaram o estresse psicológico do cuidador familiar durante um período de três anos após o diagnóstico da doença de Alzheimer. O estudo faz parte do projeto ALSOVA, envolvendo 236 pessoas diagnosticadas com a doença de Alzheimer e seus cuidadores familiares.

Os participantes do estudo foram voluntariamente recrutados em clínicas de distúrbio de memória de três hospitais centrais e universidades finlandesas. Os pacientes que participaram do estudo estavam no início da doença, diagnosticados com uma forma muito leve ou moderada da doença de Alzheimer.

Os resultados indicam que o mais pesado estresse psicológico foi experimentado por cuidadores familiares que, no momento do diagnóstico sofriam de sintomas depressivos.

“A ocorrência de sintomas depressivos, mesmo leves, previu uma carga psicológica sobre o cuidador familiar, independentemente de, por exemplo, a progressão da doença. O estudo também descobriu que o estresse psicológico do cuidador do cônjuge foi maior já no início do estudo do que a de outros cuidadores familiares, e que o estresse psicológico do cuidador do cônjuge também aumentou durante o estudo. De acordo com os pesquisadores do estudo, os resultados sugerem que é sábio prestar atenção também para a saúde do cuidador familiar no momento do diagnóstico do Alzheimer”, defende o neurologista, Willian Rezende do Carmo, CRM-SP 160.140.

Compartilhe:


Emoções

Os transtornos emocionais caracterizam-se por disfunções comportamentais e cerebrais, que afetam a saúde psicológica e a qualidade de vida dos pacientes. Distúrbios como depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e fobia social estão inclusos nesta categoria. As causas, sintomas, e terapias variam de acordo com a condição. É essencial buscar ajuda especializada para diagnosticar e tratar adequadamente o problema.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 13/04/2024