Neurologista - Dr. Willian Rezende

Profissionais para o Tratamento da Apneia do Sono


A apneia do sono ocorre quando a pessoa apresenta pausas na respiração durante o sono. O cérebro, como um mecanismo de defesa, acorda a pessoa por um breve momento quando ocorre a apneia. Isso geralmente é imperceptível, todo esse processo pode causar ronco e aumentar o risco de outros problemas graves de saúde (como ataques cardíacos e derrames). Portanto é de extrema importância procurar os profissionais indicados para o tratamento da apneia do sono.

Tratamento da Apneia do Sono

Nas últimas décadas, os avanços na medicina do sono e a disponibilidade de ferramentas de diagnóstico aprimoradas proporcionaram um melhor reconhecimento e tratamento da apneia do sono.

O manejo de pacientes com este problema requer uma abordagem multidisciplinar. Felizmente, muitas opções de tratamento estão disponíveis atualmente. A pressão positiva nas vias aéreas, disponível desde o início dos anos 80, fornece o tratamento mais eficaz e comumente usado, sendo necessário a realização de procedimentos de adaptação, sempre por profissionais da fisioterapia, especializados em medicina do sono.

Opções de Tratamento da Apneia do Sono

Como opções alternativas, temos controle de peso, dispositivos de avanço mandibular, adaptados por dentistas do sono, e várias abordagens cirúrgicas das vias aéreas superiores, realizadas por profissionais da otorrinolaringologia.

Neste artigo, saiba mais sobre a indicação e a eficácia de diversos métodos de tratamento, assim como o papel dos diversos profissionais que atuam na prática clínica de cada opção de tratamento da apneia do sono.

Profissionais para o Tratamento da Apneia do Sono

A apneia do sono deve ser tratada pelo médico especialista em sono (otorrinolaringologista, neurologista, pneumologista, psiquiatra), fisioterapeuta respiratório, fonoaudiólogo, dentista ou cirurgião dentista (no caso de ser necessário o avanço da mandíbula por aparelhos durante o sono), psicólogo e nutricionista.

A Fisioterapia no Tratamento da Apneia do Sono

O fisioterapeuta irá avaliar e tratar:

  • Capacidade de inspiração e expiração;
  • Uso correto do tórax e diafragma;
  • Posição do paciente ao dormir;
  • Higienização do sono (melhorar fatores ambientais e reduzir mau hábitos relacionados com o sono);
  • Capacidade respiratória do paciente enquanto está deitado.

Com base nesses parâmetros o fisioterapeuta irá realizar a adaptação do CPAP.

A Fonoaudiologia no Tratamento da Apneia do Sono

O fonoaudiólogo irá avaliar e tratar o fortalecimento da língua para diminuir o risco de apneia por obstrução de tecidos moles.

A Nutrição no Tratamento da Apneia do Sono

O nutricionista irá avaliar e orientar os melhores alimentos para o paciente comer para perder peso, para diminuir a quantidade de sódio no organismo (com a finalidade de reduzir líquido no organismo).

Outras Abordagens Terapêuticas

A etiologia da apneia do sono é multifatorial, consistindo em uma interação complexa entre fatores anatômicos e neuromusculares. Mais recentemente, outros fatores fisiológicos estão sendo apontados como fatores de risco para este problema. Assim, os profissionais envolvidos no tratamento do paciente também poderão avaliar:

Para a realização da cirurgia da apneia do sono, geralmente o médico de escolha é o otorrinolaringologista especialista em medicina do sono.

Saiba mais, assistindo a este vídeo:

Referências:

1 – Obstructive sleep apnoea syndrome and its management

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4549693/

2 – The role of physical exercise in obstructive sleep apnea

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5344097/

3 – Myofunctional Therapy to Treat Obstructive Sleep Apnea: A Systematic Review and Meta-analysis

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4402674/

Profissionais para o Tratamento da Apneia do Sono
4.83 96.67% 12
Compartilhe:

Deixe um Comentário