Vale a pena Marcar Consulta com um Neurologista Particular?

A dor neuropática é um sintoma muito comum entre os idosos e muitas pessoas que sofrem com isso tem diversas dúvidas e, às vezes, nem sabem o que DE FATO é a dor neuropática! 

Pensando nisso, peguei os pontos principais, ou seja, as maiores dúvidas dos pacientes e escrevi esse artigo para que pudéssemos esclarecer tudo isso de uma vez por todas! 

O que é dor neuropática?
A dor neuropática é um tipo de dor que resulta de uma lesão no sistema nervoso, podendo ser provocada por infecções, como o herpes zoster ou doenças como diabetes, por exemplo, ou resultar de uma disfunção do sistema nervoso. Além disso, a dor pode ser acompanhada por edema e sudorese, alterações do fluxo sanguíneo local ou por alterações dos tecidos, como atrofia ou osteoporose.
A dor neuropática não responde muito bem aos tratamentos habituais para a dor, sendo necessário recorrer a analgésicos de ação central, anticonvulsivantes ou antidepressivos.

Qual a causa da dor neuropática?

A dor neuropática pode ser causada por vários fatores como:
  • Alcoolismo ou deficiência nutritiva, que afetam a função nervosa de forma significativa;
  • Diabetes mellitus, que afeta principalmente os membros, causando neuropatia diabética periférica;
  • Problemas nos nervos faciais;
  • Problemas de tireoide;
  • Infecções por bactérias ou vírus, como sífilis, herpes ou AIDS por exemplo, que podem afetar os nervos pela libertação de toxinas;
  • Traumas na medula espinhal, provocadas por acidentes, fraturas ou cirurgias;
  • Amputação de um membro, em que surge uma dor referida ao membro desaparecido, conhecida por dor do membro fantasma.

Além disso a quimioterapia e doenças como mieloma múltiplo e esclerose múltipla, podem também provocar dor neuropática.

Existe cura para a dor neuropática?
Sim e não! O que define se há cura ou não para a sua dor neuropática é a causa dela, ou seja, a doença que provém o sintoma(dor neuropática). Mas uma coisa é fato: INDEPENDENTE DA CAUSA DA SUA DOR NEUROPÁTICA, HÁ TRATAMENTO!

Como é feito o tratamento?
Caso não seja possível curar a dor neuropática, existem tratamentos que podem ajudar no alívio do sofrimento causado pelo sintoma. O tratamento depende da doença que origina a dor neuropática e consiste em tratar essa doença ou o nervo, gerando o alívio da dor.

Para isso, podem ser usados medicamentos anticonvulsivantes que atuam diminuindo a atividade elétrica dos nervos ou inibindo a passagem da dor por determinadas vias nervosas, analgésicos de ação central que acalmam a dor e diminuem a atividade elétrica dos nervos, ou até mesmo antidepressivos que, além de aliviar a dor, atuam também na depressão, muito frequente em pessoas com dor na fase crônica.

A fisioterapia, a terapia ocupacional e o uso de estímulos elétricos e térmicos podem também melhorar a função física e ajudar a pessoa a ganhar funcionalidade. Em casos mais graves de dor neuropática, pode ser necessário recorrer a cirurgia.

O que acontece se eu não tratar a dor neuropática?
Com o passar do tempo será insuportável aguentar a dor, pois a dor neuropática tende a aumentar quando não tratada da maneira correta. A longo prazo pode te prejudicar muito, pois pode ser debilitante.
A dor neuropática quando não tratada, ou tratada do jeito incorreto, vai ficando cada vez maior e aquele leve incômodo passa a ser um pesadelo! Talvez você já esteja nesse estágio, talvez esteja no início, mas o fato é que temos como solucionar isso! 

O que eu devo fazer para me livrar da dor neuropática?
Você deve procurar ajuda especializada. A clínica Regenerati conta com uma equipe de ponta, com especialistas de diversas áreas(neurologista, fisioterapeuta, entre outros) para te ajudar a se livrar do seu pesadelo.

A Clínica Regenerati aceita plano de saúde?
Não. Mas orientamos para que o paciente receba o reembolso, que é um direito de todos. Acreditamos que o melhor plano de vida é ter saúde e evitar idas e vindas desnecessárias a médicos e mais médicos, sem tratar realmente a causa da sua dor.

Que tal agendar sua consulta agora?

Dê seu primeiro passo para uma vida sem dor!


Ou Conheça mais a respeito do Dr. Willian Rezende. Neurologista especialista em dor de cabeça.

Dr. Willian Rezende é pessoalmente responsável pela produção, edição, adaptação e curadoria dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo e seu conteúdo é somente de intento informativo e pode não ser adequado a todos usuários. O conteúdo deste site não substitui o médico. Todos devem sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer decisão com respeito à sua saúde. O nosso site possui anúncios de terceiros. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial. Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização.
Copyright © 2019 | Dr. Willian Rezende